terça-feira, 5 de março de 2013

Testa de Ferro - Carlos Bohm

Título: Testa de Ferro
Autor: Carlos Bohm
Páginas: 200
Editora: Ibrasa
Ano de lançamento: 2011
Sinopse: (...) Nosso grito está sufocado e urge sair. Com uma história de ficção que imita a realidade, a metáfora de uma criança frágil, inocente e questionadora das regras impostas pela mãe tem como trilha sonora um repertório de músicas antigas as quais representam um sistema que vigora há anos sem renovação e cheio de vícios. Quem então poderá desviar o curso dessa trama viva? Testa de Ferro é publicado no momento em que os brasileiros estão fartos de tanta corrupção e impunidade. Romance necessário e indispensável para todo cidadão indignado com a situação pela qual passa nosso país. A pequena Aline é o símbolo de uma nova geração esperançosa que quer dar um basta (e será que conseguiremos?). Talvez. A atitude pode começar com a leitura desta obra. 
 


Uma mistura de ficção com toques da vida real que funcionou.
Testa de Ferro foi uma surpresa, tanto pelo autor e pela história.
Uma família que poderia ser dita como "comum" e com seus problemas "comuns" pode parecer mais diferente que os problemas "comuns" que vemos por aí.
Um pai bêbado, uma mãe workaholic, e uma criança curiosa são os personagens principais dessa trama. Mas a pequena diferença é que eles vivem em uma cidade em que todos tem uma classe econômica alta, e trabalham pro governo. Como uma babá de classe inferior cuida da criança, percebe-se o receio da criança conhecer a verdadeira realidade. Este é um dos exemplos que encontramos no livro de como a sociedade julga os outros pelo $ que cada um tem. E claro que há coisas mais obscuras na vida desta família.
Não posso dizer mais nada, pois o livro é pequeno e posso soltar spoillers. Mas basicamente a história é essa, mas os problemas estão londe serem "comuns". Foi incrível perceber a ignorância de alguns personagens durante a leitura. E o autor usou fatos reais para mostrar essa ignorância nossa/deles.
Poucos livros são os que eu considero o final bom, mas esse o final melhorou bastante minha nota ao livro. Ele mostrou que aquilo que aconteceu é normal e que vivemos em um círculo de acontecimentos que sempre se repetem.
A capa não é muito bonita, mas indico a lerem essa história. Pegue um dia que você só quer descansar e descubra quem é o Testa de Ferro.
 
 

4 comentários:

  1. Não conhecia, mas me interessei pela história....

    Beijos
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também não tinha escutado falar nesse livro...gosto de dramas familiares, sempre nos levam à reflexão! :)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca havia lido nada sobre este livro, depois de ter lido sua resenha achei a história bem interessante! Parece ser bom, talvez eu leia!

    Abraços, Anderson Vidal
    Hooked for Books

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas autores q sabem finalizar um livro já ganham minha consideração, pq isso é coisa rara...rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir

Comente, você estará me deixando mais feliz.

 

r Layout por PamFardin